United States [change]
Noções básicas sobre PCs

Alterar o tamanho das fotos

É fácil alterar as dimensões (comprimento e largura) e o tamanho de arquivo de uma foto. A única maneira de alterar o tamanho do arquivo de uma foto que você já tirou é usar um programa de edição de fotos.

Por que alterar o tamanho das suas fotos?

Muitas pessoas alteram o tamanho das fotos antes de enviá-las por e-mail ou imprimi-las. É possível medir o tamanho real de uma foto de duas maneiras: através de suas dimensões físicas, como 10 x 15 cm (4 x 6 pol.), e de seu tamanho de arquivo, como 500 kilobytes (K ou Kb). Quanto maiores as dimensões físicas de uma foto, maior será seu tamanho de arquivo. Arquivos de fotos grandes demoram mais para serem enviados em mensagens de e-mail e para serem abertos pelos destinatários; por isso, muitas pessoas reduzem o tamanho das fotos antes de enviá-las. Isso é considerado uma cortesia. As pessoas não gostam de esperar vários minutos para ver uma foto recebida.

Também é possível alterar o tamanho de uma foto para poder fazer uma impressão a jato de tinta de tamanho específico; por exemplo, de 10 x 15 cm (4 x 6 pol.), em vez de 20 x 25 cm (8 x 10 pol.). Mais uma vez, ao alterar o tamanho da foto, você reduz seu tamanho e a impressora a reproduz mais rapidamente.

Aumentar o tamanho da cópia, reduzir a qualidade da foto

A quantidade de pixels (picture elements, elementos da foto) em uma fotografia digital determina o tamanho do arquivo da foto. Pense nela como uma lata de tinta. Se você quiser fazer uma foto menor, basta eliminar a tinta extra. A tinta restante tem qualidade excelente e oferecerá total cobertura, exceto por uma pequena área.

A única maneira de fazer uma foto maior que o planejado é adicionar algo que não exista na foto original. No caso da tinta, é possível adicionar água suficiente para criar um galão. No entanto, a tinta será rala e não oferecerá uma cobertura aceitável. Na prática, você reduziu a qualidade.

Uma situação semelhante ocorre quando você deseja ampliar uma fotografia digital. Nesse caso, seu programa de edição de fotos adiciona pixels quando você solicita que ele aumente o tamanho da foto além do tamanho original. A adição de pixels extra é semelhante a adicionar água à tinta: reduz a qualidade da foto. Aumentar o tamanho da foto em somente 10% pode não reduzir visivelmente a qualidade. Entretanto, se você aumentá-lo em 50% ou mais, a diferença será óbvia, especialmente se você imprimir a foto no tamanho novo e integral. A foto impressa terá aparência granulada.

Redimensionar fotos com o software de edição de fotos

Se você estiver usando um programa de edição de fotos diferente do software KODAK EASYSHARE, verifique se o seu programa apresenta um procedimento simples e automatizado para enviar fotos por e-mail ou imprimi-las. Se apresentar, o procedimento automatizado será mais fácil de seguir que as etapas abaixo.

Como há muitos programas de edição de fotos, as etapas a seguir são genéricas. Será necessário encontrar as etapas semelhantes no seu programa específico de edição de fotos.

Redimensionar uma foto para enviar por e-mail

Para redimensionar uma foto para enviar por e-mail:

  1. Abra a foto no seu programa de edição de fotos.

  2. Percorra os menus para localizar um comando que permita redimensionar uma imagem e clique nessa opção.

  3. As opções de menu podem incluir Dimensionamento de imagem, Redimensionamento, Rescalonamento ou Tamanho de foto. Será aberta uma janela permitindo alterar as configurações de tamanho da foto.

  4. Na janela de configurações de tamanho, procure uma configuração de resolução: pixels por polegada (ppi) ou pontos por polegada (dpi). Se houver alguma disponível, altere a configuração para 72.

  5. big1

  6. Digite as dimensões (largura e altura) para o tamanho da foto que você deseja enviar.

  7. Lembre-se de que as fotos grandes demoram mais para serem abertas. É recomendável configurar as dimensões como 10 x 15 cm (4 x 6 pol.) ou menos.

  8. Clique em OK ou em Concluído.

  9. O tamanho da foto na tela provavelmente será alterado.

  10. No menu Arquivo, clique em Salvar como e, em seguida, digite um novo nome para o arquivo.

  11. Ao digitar um novo nome, você garante que o arquivo original não será substituído.

  12. Na seção Formato da janela Salvar como, escolha o formato de arquivo JPEG (jpg), se não for o que já estiver selecionado.

  13. Este formato reduz o tamanho do arquivo.

  14. Escolha um local para salvar suas fotos expandindo as pastas.

  15. Geralmente, é recomendável ter uma pasta chamada “Fotos para e-mail”, para que você sempre saiba onde deve procurar pelas fotos redimensionadas que deseja enviar por e-mail.

    big1

  16. Clique em Salvar.

  17. Se for possível escolher o quanto você deseja compactar a foto, escolha médio ou um número que esteja na metade do intervalo permitido.

    big1

    O programa de edição de fotos compactará o arquivo e o salvará na pasta selecionada. A foto estará pronta para ser enviada por e-mail.

  18. Feche a foto original na tela sem salvar as alterações.

Redimensionar uma foto para impressão

Para redimensionar uma foto para impressão:

  1. Abra a foto no seu programa de edição de fotos.

  2. Percorra os menus para localizar um comando que permita redimensionar uma imagem e clique nessa opção.

  3. As opções de menu podem incluir Dimensionamento de imagem, Redimensionamento, Rescalonamento ou Tamanho de foto. Será aberta uma janela permitindo alterar as configurações de tamanho da foto.

  4. Na janela de configurações de tamanho, procure uma configuração de resolução: pixels por polegada (ppi) ou pontos por polegada (dpi). Se houver alguma disponível, altere a configuração para 225.

  5. big1

  6. Digite as dimensões (largura e altura) para o tamanho da foto que deseja imprimir.

  7. big1

  8. Clique em OK ou em Concluído.

  9. O tamanho da foto na tela provavelmente será alterado.

  10. No menu Arquivo, clique em Salvar como e, em seguida, digite um novo nome para o arquivo.

  11. Ao digitar um novo nome, você garante que o arquivo original não será substituído.

  12. Na seção Formato da janela Salvar como, escolha o formato de arquivo para salvar a foto.

  13. Quando estiver em dúvida, escolha o formato de arquivo TIFF, que cria arquivos grandes, mas sem perder os detalhes de imagens.

    big1

  14. Escolha um local para salvar as fotos expandindo as pastas.

  15. É recomendável ter uma pasta chamada “Fotos para impressão”, para que você sempre saiba onde deve procurar pelas fotos redimensionadas que deseja imprimir.

  16. Clique em Salvar.

  17. Se a janela Opções TIFF for exibida, escolha Nenhuma para Compactação de imagem.

    big1

    O programa de edição de fotos salvará o arquivo na pasta selecionada. A foto estará pronta para ser impressa.

  18. Feche a foto original na tela sem salvar as alterações.

Uma breve explicação sobre resolução

Pixel é a abreviação de “picture element” (elemento da foto). Os pixels são a menor parte de uma foto digital. São como pequenos quadradinhos em um mosaico – só que muito menores, geralmente abaixo de 0,025 mm (0,001 pol.). Assim como quanto maior a quantidade de quadradinhos, maior o mosaico, quanto maior a quantidade de pixels, maior a foto.

O número de pixels em uma foto digital determina a resolução da foto. No caso das câmeras digitais não profissionais, a resolução normalmente varia de 1 a 4 milhões de pixels, ou de 1 a 4 megapixels (mega significa um milhão). Quanto maior for a resolução da câmera, maior será a foto que poderá imprimir:

1 megapixel – impressão de 12,7 x 17,8 cm (5 x 7 pol.)

2 megapixels – impressão de 20,3 x 25,4 cm (8 x 10 pol.)

3 megapixels – impressão de 27,9 x 35,6 cm (11 x 14 pol.)

4 megapixels – impressão de 50,8 x 76,2 cm (20 x 30 pol.)